Dicas para lindos cabelos crespos e afros

Os cabelos crespos são mais ressecados do que os lisos, porque os cachos impedem que a oleosidade produzida pelo couro cabeludo deslize sobre o fio. Isso os torna frágeis e quebradiços. Já no cabelo liso, esse óleo corre livremente da raiz às pontas, fortalecendo e hidratando o cabelo.

A única maneira de compensar essa falta de proteção natural é investindo em xampus e condicionadores específicos. Esses produtos vêm carregados de agentes hidratantes e reconstrutores, como queratina, vitaminas e óleos vegetais. Para que os cremes consigam agir no interior do fio, algumas regras têm que ser seguidas à risca: não exagerar na dose, aplicar o condicionador longe da raiz (apenas do comprimento às pontas), respeitar o tempo de pausa indicado na embalagem e enxaguar muito bem – isso se o produto não for do tipo sem enxágüe. O tratamento continua com aplicações semanais de máscaras e ampolas hidratantes para restaurar os fios. Mensalmente, uma visita ao salão para cuidados específicos ajuda a melhorar a textura e dar mais brilho aos cabelos.

Bons produtos, aplicados da maneira certa, garantem cabelos crespos mais soltos, sedosos e brilhantes.

Raiz oleosa e ponta seca é outro problema gerado pela falta de circulação do óleo pelo fio. Segundo o dermatologista Valcinir Bedin, a solução é trabalhosa: lavar os cabelos com dois tipos de xampu. Na raiz, aplica-se um produto para fios oleosos, e no comprimento e pontas, outro para fios crespos.

Modelagem

Depois de lavar os cabelos com xampu e condicionador, é fundamental aplicar produtos hidratantes sem enxágüe. Esses cremes hidratam, protegem e modelam os cachos. Já as pomadas e loções ajudam a domar fios arrepiados, muito enrolados e armados, ensina Robin Garcia, responsável pelos looks das fotos. Crespos finos e sem volume pedem mousses modeladoras para dar corpo aos fios

Armação ilimitada

Um conselho precioso para evitar fios arrepiados e armados é o de manter escovas, pentes e dedos longe dos
cachos quando estiverem secos. O atrito entre os fios gera eletricidade. Isso faz com que os cabelos armem e arrepiem. Para pentear os cabelos ao acordar, uma
dica dos cabeleireiros é borrifar os cachos com água e modelá-los com as mãos. Deixar o cabelo secar naturalmente evita que os fios armem e arrepiem. Quem tem pressa pode usar secador com difusor, mas da maneira certa: o aparelho deve ser usado de cima para baixo, nunca ao contrário, porque levanta os fios que estão crescendo, aumentando o volume em vez de diminuir. O corte também ajuda a controlar o volume dos cabelos. “Se os fios que ficam por baixo forem repicados
na raiz, é possível diminuir 50% do volume”, diz o cabeleireiro Celso Kamura. Mechas mais longas na superfície e na franja também impedem que os fios armem. A cada três meses, cortar as pontas é compromisso inadiável. O fio crespo é maisfrágil e quebra com maior facilidade.
A boa notícia no quesito estilo é que a tintura é permitida e deixa os cabelos ainda mais bonitos. “Os fios ficam mais brilhantes. A tintura só é contra-indicada para cabelos que passaram por processos químicos como alisamento”, diz o cabeleireiro Celso
Kamura.

Afro


 O fio afro é mais enrolado – por isso, ainda mais frágil e ressecado. Para tratá-lo, valem os mesmos cuidados dados aos cabelos menos crespos, mas com produtos mais potentes, específicos. Se os fios estão muito ressecados, a freqüência das hidratações, em casa ou no salão, também deve aumentar. Quando o cabelo não tem movimento, técnicas como o relaxamento (espécie de alisamento) e até a permanente, que constrói cachos, dão
forma aos fios. A permanente é indicada para cabelos excessivamente crespos – quase grudados no couro cabeludo – porque cria cachos maiores, mais definidos e soltos. A cada quatro meses o método precisa ser refeito. “Para quem tem cachos indefinidos, presos uns aos outros e sem volume, o relaxamento é a indicação correta. A técnica solta as mechas e aumenta o volume”, diz o cabeleireiro Fernando Fernandes, que também tem site (www.cabelocrespo.com.br)
com dicas de tratamentos. Para quem tem cabelo bem curto, com no máximo cinco centímetros, Fernandes aconselha a texturização. Esse método é um tipo de
relaxamento, só que mais fraco. Nos três casos, o Baby Liss é um ótimo aliado para dar maior definição e acabamento aos cachos. Depois de passar por esses
tratamentos, o uso de tinturas está proibido sob o risco de danificar os fios. Para quem deseja colorir os cabelos, Fernandes indica somente tonalizantes, como o Soft Colour ou o Colour Touch (para uso profissional), ambos da Wella.

Anúncios

12 pensamentos sobre “Dicas para lindos cabelos crespos e afros

  1. Olá, encontrei seu blog procurando como cuidar de cabelos crespos, já li inteirinho, vou te acompanhar…adorei suas dicas para crescimento de cabelo.
    Abraços

    • Oi Dara, primeiramente muito obrigada por sua pergunta, me desculpe por não ter escrito mais cedo, eu estava de férias, agora estou de volta. Bom, na Áustria devem existir lojas de produtos afro que vendem a linha, em que cidade moras? Acredito que em grandes cidades como Wien (Viena), por exemplo, devem haver muitas lojas afro. Aqui na Suíça têm muitas lojas em Zürich onde vivo e eu compro os meus produtos em uma loja que fica situada em Zürich – Oerlikon. Espero ter lhe ajudado. Qualquer coisa, entre em contato conosco. Um forte abraço e, mais uma vez muito obrigada por sua atenção!

    • Oi Evandra, primeiramente quero agradecer por seu comentário e atenção com o blog, me desculpe pela demora da resposta, eu estava de férias, mas agora estou de volta. Olha, muitos podem ser os motivos pelos quais seus cabelos caem, você precisa localizar o problema e, aí sim, poder diagnosticar o porquê da queda. Mas vamos as “perguntinhas”:
      – Você se alimenta bem e saudável, com legumes, verduras e proteína?
      – Você usa química?
      – Você penteia seu cabelo enquanto seco?
      – Você faz hidratações semanais?
      – O cabelo cai por inteiro ou quebra?
      Essas são algumas coisas que você deve investigar para saber o porquê da queda, só aí procurar o tratamento correto. Leia os posts do blog, existem alguns bons produtos para queda de cabelos, e, para mais perguntas ou sugestões, não hesite em me escrever!
      Um abraço e, mais uma vez muito obrigada!

  2. Olá Renata!!
    Resolvir deixar meu cabelo longe de quimica.As vezes me bate um desespero,mas tenho sido forte,realmente nao quero mas ser escrava de quimica.
    Estou hidratando em casa por enquanto.
    pedir a meu amigo na Alemanha para comprar os cremes:Mixed chicks e Anti breakage hair lotion(esse nao estar facil de achar)
    Com o passar do tempo se for do seu interesse te envio fotos de todo o meu processo.
    Felicidades

    • Oi Tatiane!!! Ótimo que decidiu parar um pouco com a química! Trate e hidrate primeiro seus cabelos, depois veja se preferes o original ou talvez um relaxamento ou amaciamento para melhorar a forma dos cachos. Mas primeiro seu cabelo deve estar bem preparado, para isso, continue com as hidratações. Claro que me interesso pelo processo de melhoramento de seus cabelos!!! Mande-me as fotos sim!! Te desejo muito boa sorte e continue conosco do blog!!! Abraços!!!

    • Olá Teresa, muito obrigada por sua participação!!! Qualquer cabelo pode ser saudável desde que seja bem cuidado, tenha hidratações semanais e bons produtos finalizadores. Acredito que encontres sim bons produtos em Angola, deves procurar salões profissionais de cabeleireiros que possam te orientar para bons produtos. As angolanas são negras e conhecem bem sobre cabelos crespos. Um forte abraço e boa sorte com seus cabelos!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s