Vamos falar de umectação capilar?

Oi gente!!! Lá estou eu aqui novamente, dessa vez para falar sobre a umectação capilar.

Mas o que é a umectação?

Esse tratamento tem como base o uso de óleos vegetais (coco, semente de girassol, amendoim, rícino, jojoba, oliva, sésamos, extrato de aloe vera, amêndoa doce, semente de uva, gérmen de trigo ec.) ou manteigas puras (karité, cacau, cupuaçu, abacate, cereais, manga etc.) para hidratar, repor lipídios, a umidade dos fios e assim devolver brilho, balaço e flexibilidade aos fios.

Pode-se adicionar gotas de óleos essenciais aos óleos citados acima.

O óleo mineral não é indicado para este tratamento, pois este não consegue ser absorvido pelo fio, só encapa e faz efeito de maquiagem. Há casos também do óleo mineral deixar o cabelo ressecado já que por ele encapar o fio impede a penetração de ativos de tratamento. Por isso, antes de comprar seu óleo leia bem a embalagem, verifique na composição se ele é puro pois geralmente esses óleos vendidos em perfumaria são basicamente óleo mineral com corante e fragrância.

O uso é simples, basta aplicar nos cabelos secos ou molhados mecha por mecha, sempre enluvando, massagear e pausar com touca de alumínio, plástica, ou sem touca mesmo. Pode-se usar uma touca térmica nesse tratamento, sempre tomando o cuidado de esquentar a touca antes de colocá-la na cabeça, retirando-a da tomada, para que o calor apenas ajude o óleo a penetrar no fio sem fritá-lo. O tempo de pausa é variável, pode ser desde uma noite inteira até alguns minutos. Depois disso basta lavar os fios normalmente.

Eu fiz uma umectação somente com azeite de oliva extra virgem (uma vez que é muito acessível comprá-lo e que eu também ainda não procurei os outros óleos). Passei o óleo nos cabelos ainda secos, enluvei, coloquei na touca normal, não térmica e deixei por 20 minutos. Depois lavei normalmente com xampú e condicionador e fiz minha hidratação normal (que também leva azeite de oliva na mistura).

RESULTADO: Bom, realmente o cabelo fica mais brilhante, aparentemente macio, mas achei que o cabelo ficou muuuuito oleoso, o que não é normalmente, e o brilho penso que é derivado do óleo que ficou no cabelo. Bom, para ser mais clara, não gostei de fazer o procedimento somente com azeite purinho nos cabelos, eu já costumo utilizar o azeite nas minhas hidratações e sempre fica muuuito bom, então, penso que continuarei fazendo assim e nunca mais com o azeite puo nos cabelos! Pode ser que com outros óleos funcione muito bem, mas somente com o óleo de oliva, não gostei!

Eu comprei um novo condicionador que leva na sua composição óleo de Argan que já andei lendo, é muito bom para fazer umectação. Farei minhas hidratações agora com esse condicionador, depois volto aqui para dizer a vocês o resultado. Até a próxima!!!!

2 pensamentos sobre “Vamos falar de umectação capilar?

    • Oi IVE!!! Primeiro muito obrigada por escrever e compartilhar sua experiência conosco aqui do blog! Pois é, depois da primeira umectação eu pensei que meu cabelo ficou muito gorduroso, o que não era minha intenção, depois fiz de novo e agora já fiz mais de 3 vezes, e, pode ser que agora está um pouco melhor, mesmo assim, gostaria de provar com outros óleos como o óleo de Argan, muito bem falado pelas pessoas que já o provaram. De qualquer forma, tenho feito mais umectações com o óleo extra virgem de oliva, enquanto não encontro o óleo puro de Argan. Fico muito feliz que com o seu cabelo o azeite faz 100% efeito!!! Se souber ou conhecer mais óleos interessantes para fazer umectação, por favor, não deixe de compartilhar conosco!! Mais uma vez muuuito obrigada por sua atenção e carinho com o blog!!! Abraços!!!

Deixe um comentário

