Propecia ou finasterida? Você tomaria?

Oi gente!!! Estou aqui para falar de um remédio que, para muitos, não é funcional para mulheres, mas eu digo, para mim ajudou e muito. Estou falando da Finasterida ou Propecia, remédio para calvície masculina. Alguns médicos especialistas dizem que a finasterida não faz efeito nas mulheres, mas penso que não é bem assim. Para mim ajudou e muito em minha queda de cabelos, meus cabelos agora, depois de 6 meses de uso, têm muito volume e a queda diminuiu 200% (digo 200 porque cabelos sempre caem em média 100 fios por dia e isso é normal, mas o meu nem 2 fios caem por dia, e, na hora da lavagem, em média caem 150 fios, muito bom número, não?). Aquitrago abaixo mais informações sobre o remédio e riscos que ele pode causar.

Finasterida  

A calvície pode ser evitada em 86% dos casos Aqueles que estão perdendo os cabelos devido à alopécia androgênica têm uma chance de evitar a calvície. A finasterida atua bloqueando o processo que leva à queda dos cabelos. Segundo os estudos realizados pelo laboratório que pesquisou o seu uso para o tratamento da alopécia, a finasterida interrompe a evolução da calvície em 86% dos homens tratados.

O medicamento era originalmente utilizado para o tratamento do aumento da próstata. A observação de seus efeitos sobre a calvície de pacientes que utilizavam o produto, chamou a atenção do laboratório que, reduzindo a concentração da finasterida, manteve os resultados sobre os cabelos e praticamente eliminou a incidência de efeitos colaterais indesejáveis.

Como funciona

A finasterida atua bloqueando a ação da enzima (5-alfa-redutase) que transforma a testosterona em diidrotestosterona, hormônio que promove a miniaturização dos pêlos até a sua atrofia, cujo resultado final é a calvície. Com o bloqueio da enzima, os pêlos que ainda não atrofiaram (pêlos velus) podem voltar a crescer, recuperando áreas que estavam rarefeitas. O efeito de repilação pode ocorrer em 48% dos homens que usaram a finasterida por 1 ano e em 66% dos que usaram por dois anos (dados fornecidos pelo laboratório responsável pelos estudos).

Para manutenção do resultado, o tratamento deve ser contínuo pois, com a sua interrupção, os cabelos voltam cair no mesmo ritmo de antes. O tratamento deve ser prescrito e acompanhado pelo médico dermatologista que irá avaliar a necessidade de solicitar exames antes de iniciá-lo.

O tratamento não é indicado para mulheres portadoras de alopécia androgênica, devido ao risco de feminização de fetos masculinos em caso de uso da medicação durante a gravidez.

Algumas perguntas e respostas sobre o remédio e o tratamento

Quais os efeitos colaterais do remédio FINASTERIDA que tem sido usado para queda de cabelo?

A maioria dos efeitos colaterais da finasterida foram observados com a dose de 5mg para doenças urológicas (próstata), mas mesmo na dose de 1mg como a utilizada em dermatologia (alopécia) os efeitos são os mesmos a longo prazo, falando a favor de uma “impregnação” do organismo.

Uma verdade sobre a finasterida é a diminuição da libido, sem impotência, apenas um “desinteresse” pelo sexo, que quando solicitado, “funciona”. Em vários clientes, pudemos notar que houve diminuição da testosterona a níveis muito baixos, o que explica a perda da libido. Também houveram queixas de cansaço físico ou perda de condicionamento físico e diminuição do líquido ejaculado, possivelmente também explicado pela baixa testosterona.

Como a finasterida realmente funciona para evitar a queda dos cabelos (dificilmente repõe) e a vida média dela é longa (dias), orienta-se a alguns clientes a intercalarem os dias de uso da medicação, objetivando diminuir seus efeitos colaterais sobre a sexualidade, sem prejudicar o efeito sobre o couro cabeludo.

Os efeitos são reversíveis com a descontinuação da finasterida e é lógico, os cabelos voltam a cair após algum tempo.

 

Uso o medicamento finasterida há nove meses e o resultado não é muito satisfatório. Há necessidade de um período de descanso?

Não sei lhe informar, estando o dermatologista mais indicado. Posso lhe adiantar que a finasterida não repõe cabelo, apenas evita a queda dos já existentes.
 

Caso eu planeje ter um filho, devo descontinuar a utilização da droga?

Obrigatoriamente.
 

Quais os efeitos deste medicamento em relação à fertilidade? Serei estéril por usar o finasterida por um bom tempo?

Diminuem sensivelmente a espermatogenese (produção) de espermatozóides. Os efeitos, até onde sabemos, na dose de 5mg/dia utilizada para próstata, sobre a potência e espermatogênese são reversíveis, mesmo após anos de uso.  Além disto, a finasterida manipulada tem biodisponibilidade (absorção nas 24 horas) irregular. Uma opção seria o uso da finasterida tópica a 0,1% + minoxidil 5%, aplicada no couro cabeludo.
 

Uso Finasterida para a queda de cabelos e minha pressão aumentou bastante após o início do tratamento. A causa pode ser o uso deste medicamento?

Por ser um hormônio, a Finasterida, embora em dose baixa, pode reter sódio e com isto aumentar a pressão arterial, pois o sódio vai reter por sua vez água, aumentando o trabalho do coração. Consulte o dermatologista ou um cardiologista para ver se existe algum outro fator de risco para a hipertensão envolvida, pois é raro que a Finasterida cause isto, mesmo em doses cinco vezes maiores, como as usadas para próstata.

Uso Finasterida há 3 anos e minha esposa ficou grávida. Existe algum risco?

A finasterida por ser um hormônio pode, em contato com a mulher grávida, mesmo que seja apenas por manipular os comprimidos, ocasionar virilização no feto e no bebê de sexo feminino. Assim, o melhor é orientá-la a não manipular os comprimidos e não ter contato nenhum com a substância.
Pelo esperma não há problema.

Bom, eu recomendo para quem tem muita perda de cabelos, como eu tinha, realmente funciona, o problema é que o remédio é caro e, muitas vezes, controlado por receita. Ma se você já tentou de tudo para melhorar a queda e nada reslve, está na hora de tentar a finasterida. E viva os novos cabelinhos!!!

Anúncios

6 pensamentos sobre “Propecia ou finasterida? Você tomaria?

    • Oi Paola!!!! Primeiramente obrigada por visitar o site!!! Desculpe-me o atraso da resposta, mas eu estava de férias. Bom, eu tomo dois tipos diferentes: o Propecia (que é a finasterida a 1mg e é mais cara), esta eu tomo metade de um comprimido por dia, isso significa, eu tomo 0,5 mg. E quando eu não tenho o Propecia eu uso a finasterida genérica que é mais barata, essa é usada para tratamentos urológicos e essa vêm em 5mg cada comprimido, que é uma quantidade muuuuito forte, então eu divido os comprimidos em 3/4 e de um desses 3/4 eu ainda divido em dois, portanto eu tambêm tomo mais ou menos 0,5 mg. Lembrando que é importante que você consulte seu médico antes de se automedicar porque existem alguns efeitos colaterais, dentre eles o aumento de peso. Espero que eu tenha ajudado. Um forte abraço e continue visitando o site!!!

  1. Olha estou tomando finasterida ha 4 meses e meus cabelos continua caindo,eu queria saber se tem algum modo de usar se é pela manhã em jejum ou anoite?eu sempre tomo pela manha e em seguida tomo café da manha,será que é por isso que nao está fazendo efeito em mim

    • Olá Robson, primeiramente obrigada por seu comentário, bom, para começar, 4 meses é pouco tempo para resolver a queda de cabelos… primeiro você tem que conhecer a causa da queda de seus cabelos, existem muitos fatores, você deve conhecê-los e combatê-los, por exemplo, a alimentação é muito importante, é essencial que se coma frutas, legumes e uma alimentação saudável, livre ou com pouca gordura. Também é importante observar se você tem caspa ou seborréia nos cabelos, esse também é um fator poderoso para a queda dos cabelos. Por fim, recomendo que você tenha paciência porque o tratamento é realmente demorado. E para complementar, te aconselho que, aliado a finasterida, você use também o Minoxidil que é um potente medicamento contra a queda de cabelos (leia nos posts do Blog da Belezza que falam sobre o Minoxidil e seus benefícios).
      Quanto a sua questão principal sobre tomar o remédio em jejum ou à noite, eu, por exemplo, tomo sempre à noite porque quase sempre esqueço durante o dia, mas não significa que você deve tomar em um determinado horário do dia ou que até mesmo deva tomá-lo em jejum, escolha o melhor horário para você e, muito importante é não esquecer de tomá-lo nem um dia, levar à sério o tratamento é muuuito importante!! Muito boa sorte com seu tratamento e, não se preocupe… se você fizer tudo direitinho logo seu cabelo deixará de cair e até nascerá novos e bonitos cabelos, portanto, seja paciente e não pare o tratamento, viu?
      Mais uma vez boa sorte e muito obrigada por sua presença aqui no Blog!!! Abraços.

  2. Por favor, retire isto do blog, e pare de tomar Finasterida!!!!
    Sou Farmacêutica e tenho conhecimento para dizer que ela é muito perigosa para mulheres!! Até em homens deveria ser melhor monitorada pois em alguns casos mesmo depois de tomar a droga os efeitos dela não cessaram!!!

    Mulheres nunca tomem e nem manuseiem o medicamento esfarelado, ele é revestido para evitar o contato e o risco de ser absorvido pela pele!!!

    Por favor!!! Saúde em primeiro lugar!!!

    • Oi Anne, primeiramente muito obrigada por seu comentário no Blog! Como você deve ter lido no Post eu explico claramente que ele é um remédio vendido somente com receita médica e no meu caso também não é diferente, ele foi receitado por meu médico porque no meu caso, também tenho Alopecia Androgenética. Como farmacêutica você tem toda a razão, é um remédio realmente muito perigoso, na verdade feito para homens com problemas de próstata. Seu aviso é realmente de muita utilidade e ficará aqui para aviso dos leitores do blog.
      Mais uma vez muito obrigada por seu exclarecedor comentário e um forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s