Você sabe cuidar de seus cachos?

Você quer ter cachos definidos, volumoso, mas não exagerado, brilhoso, maleável e saudável?? Então tem que cuidar!!!!

Os cabelos cacheados e crespos apresentam menos brilho, pois refletem a luz por diferentes ângulos, a cada curva do fio. “Normalmente são mais secos devido à dificuldade que a oleosidade do couro cabeludo tem em atingir as pontas, em razão da quantidade de curvas ao longo do fio”, revela Cristiane Braga, médica do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e Pele (IPTCP).

Os cuidados semanais incluem o uso de xampus e condicionadores específicos, com propriedades hidratantes e emolientes, capazes de reter maior quantidade de água no fio. “Lave os cabelos a cada dois dias com xampus apropriados, aplique um leave-in (cremes sem enxágüe) com filtro solar e uma máscara nutritiva”, orienta Cristiane. Os fios também devem ser protegidos contra o sol, vento e poluição, agressores que ressecam ainda mais a cabeleira.

A hidratação não pode ficar de lado. Deve ser feita toda semana ou a cada quinze dias, dependendo do cabelo. Quando os fios estão tratados e hidratados, os cachos ficam mais definidos e o volume controlado. “Produtos chamados de filmógenos (que formam um filme protetor) conferem uma proteção extra aos fios, resultando num cabelo com aspecto mais bonito”, diz. A médica lembra que a hidratação também deve chegar de dentro para fora. “É essencial a ingestão de, pelo menos, dois litros de água para manter os fios saudáveis e hidratados”, indica Cristiane.

Os ingredientes mais indicados para hidratar e manter a saúde dos fios são:

  • Ingredientes hidratantes e emolientes, como ceramidas, proteínas do leite e da seda, os fitoesteróis (extraídos do gérmen de trigo e da soja) e extratos vegetais;
  • Produtos filmógenos, como dimeticone, fucogel e queratina.

Quando os cabelos cacheados e crespos são submetidos a químicas como tintura ou relaxamento, ficam ainda mais expostos. “Nestes casos é necessário redobrar os cuidados, como hidratação profunda semanal ou uma cauterização mensal (técnicas realizadas por profissionais), dependendo do exame clínico do cabelo”, aconselha Cristiane.

Segundo a médica, a maneira correta de pentear os cabelos cacheados é evitar tracioná-los com freqüência, como apertá-los demais na toalha de banho. “O ideal é penteá-los úmidos com um pente de dentes largos. Quando os cachos são penteados com os fios secos, a tendência é que desmanchem, percam a definição”, completa.

Dicas para deixar os cabelos crespos ainda mais bonitos

O uso excessivo dos secadores e chapinhas ressecam os fios.

1º Lave a cabeça com água morna, fazendo massagens suaves com a ponta dos dedos. Nunca use água quente e enxágüe bem os cabelos para retirar todos os resíduos do shampoo e condicionador.

2º Nunca durma com os cabelos molhados,

3º O uso excessivo dos secadores e chapinhas ressecam os fios. Quando usá-los não coloque muito próximos dos fios e utilize sempre produtos específicos como o Defrizante para facilitar o processo e proteger os cabelos

4º Cabelos ressecados precisam de hidratação com produtos específicos. A máscara Capilar, por exemplo, é capaz de nutrir e fortalecer os cabelos, deixando os fios mais maleáveis e brilhantes.

5º Não force ao tentar desembaraçar. Use os pentes tipo garfo, com dentes largos, de preferência de madeira envernizada, que não possuem farpas. O ato de pentear pode ser facilitado quando você utiliza produtos específicos como o Creme de Pentear.

6º Os relaxamentos também exigem cuidados especiais. Certifique -se de que pelo menos 5 centímetros sejam de cabelo virgem, antes de submeter ao processo. Após o relaxamento, faça sempre hidratações com a Máscara de hidratação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s