Você já aprendeu a cuidar dos seus cachinhos?

29 set

Se antes eles davam o maior trabalhão para cuidar, hoje, com uma série de novos produtos no mercado e com a valorização do estilo mais natural dos fios, os cabelos crespos fazem o maior sucesso.

Longo, curtos, soltos, black ou com acessórios, não importa, eles dão autenticidade e força a qualquer visual. Mas para ter um estilo autêntico e uma cabeleira de causar inveja, não basta assumir os fios crespos e sair desfilando por aí.

1.Hidratação profunda
Os cabelos crespos devem ser hidratados semanalmente. Aposte nos produtos à base de mameleuca ou derivados de silicone, colágeno e de elastina, proteínas, óleos e extratos vegetais, ceramidas e vitamina E, que repõem nutrientes e ajudam a unir as pontas duplas.

2.Beleza que vem do prato
Mantenha uma dieta equilibrada com muitas proteínas, vegetais frescos e água, para manter a vitalidade dos fios de cabelo. “Uma boa opção é investir, sem exagerar na dose, em frutas como o abacate, que são mais gordurosos e ajudam a manter a oleosidade dos fios”, explica Felix.  

3.Tesoura neles
Um bom corte é uma das principais armas contra o volume dos fios. No caso dos cabelos crespos, ele ajuda a remover as pontas ressecadas e manter o penteado em dia. “Cada cabeleireiro tem sua técnica, mas todos concordam que o corte reto deve ser evitado. Com o cabelo todo no mesmo comprimento, o volume acumula-se nas pontas. O resultado é um corte triangular, com pouco volume na raiz e muito nas extremidades”, explica Félix Filho.

“O ideal é manter os fios mais desfiados, que dão leveza ao visual”, diz o hair stylist.

4.Pintar pode?
Nem toda tintura e tonalizante ressecam os cabelos crespos. Produtos de boa qualidade, por exemplo, até ajudam a deixá-los mais hidratados. “Esses produtos já vêem com hidratante e outras substâncias que deixam o cabelo mais macio e brilhoso”, explica o hair stylist. 

5.Temperatura ambiente na cabeça
Lave os fios utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios. “O segredo para deixar o cabelo crespo bonito e saudável é hidratação. Não vai adiantar nada usar um bom creme e produtos adequados se você lavar com água quente. O s fios não vão e responder ao tratamento”, explica.

6.Massagem que traz brilho e maciez
Massageie o couro cabeludo durante a lavagem. Além de proporcionar uma melhor higienização dos fios, a massagem estimula a produção de sebo capilar que protege os cabelos.

7.Produtos para cabelos crespos
Na hora da lavagem, o ideal é investir no xampu sem sal, específico para esse tipo de cabelo. Os cabelos submetidos a processos químicos podem utilizar uma linha de manutenção própria para fios crespos à base de óleo essencial de melaleuca que, além de ser um anti-séptico natural, restaura e equilibra a oleosidade dos cabelos.

8.Condicionador
O uso do condicionador é essencial, pois hidrata e anula a tensão eletrostática dos fios, que deixa os cabelos arrepiados quando secos. Utilizar o produto condicionante que compõe o kit específico de xampu sem sal é a maneira mais eficaz para manter a beleza dos cabelos. 

9.Hora de pentear
Depois de lavar e enxaguar os fios, use um pente de dentes largos para desembaraçar, depois aplique o Leave-in (creme sem enxágüe). Evite penteá-los a seco.

Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta. Desembarace-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz: “os dentes largos ajudam a evitar que os fios se quebrem e ajudam a manter a eletricidade dos fios”, explica Félix Filho.

10.Modele as madeixas
Após aplicar o creme de pentear nos fios, deixe-os secar naturalmente e então, utilize produtos complementares como um gel hidratante e spray intensificador de brilho para ajudar a prevenir o ressecamento. “São produtos que protegem do ressecamento provocado pelas agressões do meio ambiente (vento, sol, etc.) e ajudam a reduzir o volume e a modelar”, continua. 

11.Sem arrepios
Depois de secos e modelados, podem restar alguns fios arrepiados, por isso, use finalizadores como pomadas, ceras ou silicone para baixar o frizz. “Basta espalhar uma pequena dose do produto nas palmas das mãos e distribuir nos fios. Os movimentos devem ser suaves do comprimento em direção às pontas”, diz Félix Filho. 

 

Para que eles fiquem bonitos e com aparência saudável, é preciso manter uma série de cuidados que vão desde a lavagem até a hidratação e são essenciais para deixá-los saudáveis e sedosos. “Como nascem espiralados desde a raiz, os cabelos crespos são naturalmente mais opacos e ressecados, já que a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo dos fios é mais difícil. Além disso, têm excesso de volume e são mais difíceis de pentear, dificultando a definição dos cachos. Por isso, mantê-los bem lavados e hidratados é fundamental para que não fiquem armados e sem vida”, explica o hair stylist Félix Filho, do salão Honma Tokyo.

About these ads

4 Respostas para “Você já aprendeu a cuidar dos seus cachinhos?”

  1. matra 10 de outubro de 2011 às 8:17 PM #

    obrigada querido adorei seu comentario sobre cabelos crespos muito grata um abraco

  2. Ciih 14 de outubro de 2011 às 6:45 PM #

    liiinda a modelo ! as dicas sao ótimas, haiiin quero meu cabelo lindo desse jeito !

    • renatascott 20 de outubro de 2011 às 2:21 PM #

      Oi Ciih, muito obrigada por seu comentário!!! Seu cabelo pode ficar assim ou até muito mais lindo! Siga nossas dicas postadas aqui no blog, os cabelos gostam de carinho e bons tratos! Tenho certeza que você também terá maravilhosos cachos!!! Um abraço e boa sorte!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 34 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: