Minoxidil…faz mesmo nascer novos cabelos????

30 ago

Oi gente!!! A um mês estou utilizando a solução Minoxidil a 2% nos cabelos, na verdade só nas áreas que eu considero “críticas” ou seja, nas laterais (onde eu desde jovem nunca tive tão muuuito cabelo), e no alto da cabeça que, não sei se por impressão minha ou o quê, penso tenho uma rarefação de meus cabelos…Até agora tenho notado melhora na queda diária de cabelos, mas quando tenho que lavar… ainda cai bastante… a média de cabelos que caem por dia, de um couro cabeludo saudável, é de 50 a 100 fios por dia…mas cabelos crespos, como o meu podem até cair um pouco mais! Aqui abaixo estão algumas informações relevantes quanto ao minoxidil:

O minoxidil é uma loção capilar para problemas de queda de cabelo relacionados a problemas com calvície.  O Minoxidil ajuda a revitalizar a raiz do cabelo, normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase anágena ou de crescimento. Ele também tem a função de estimular a vascularização do couro cabeludo permitindo oxigenação da área. 

A solução de minoxidil é geralmente encontrada na concentração 2% a 5%. Estudos mais recentes comprovaram que a melhor eficácia é a concentração de 5% tanto em homens como em mulheres.

Recomenda-se passar 1 ml do produto em cada aplicação, e sempre nos cabelos secos. É importante salientar que o produto deve ser passado no couro cabeludo, e não nos fios. Ele deve ser absorvido pelos poros para agir na raiz dos cabelos.

O minoxidil age nos folículos vivos, aquele folículo que já “morreu” não se recupera mais. Nenhum agente medicamentoso faz crescer cabelos em uma área totalmente sem cabelos.Só o transplante de cabelos consegue preencher este espaço vazio, retirando folículos da área doadora e recolocando-os na área calva.

O tratamento deve ser contínuo. Uma vez interrompida a medicação, a calvície volta ao estado anterior ao tratamento em aproximadamente dois meses.

 Minoxidil é o mais popular e único medicamento tópico contra a queda de cabelo  aprovado pela FDA (agência norte-americana de controle dos produtos alimentícios e farmacêuticos). Com cerca de 30 anos no mercado, o minoxidil não é mais considerado um remédio e, por isso, não precisa de receita. Ele age na terceira fase do ciclo do cabelo, que é justamente a da queda, retardando-a. Mas não interfere nas outras duas que são o nascimento e o crescimento. Como conseqüência, a cabeleira fica mais cheia. Não significa que nasçam novos fios, os que já existem é que demoram mais tempo para cair. Porém, para que o efeito perdure, o uso do produto não deve ser interrompido.
Os pesquisadores ainda não chegaram a uma conclusão definitiva sobre como o minoxidil age, embora alguns teorizem que ele dilataria os vasos sangüíneos do couro cabeludo e, aplicado duas vezes ao dia, faria o cabelo crescer mais longo e forte. Nelson Lee Novick, professor de dermatologia da Escola de Medicina Mount Sinai (EUA), trata vários pacientes aliando o minoxidil ao ácido retinóico, que contém a forma ácida da vitamina A. “Os dois parecem trabalhar em combinação”, diz. E mais: o ácido retinóico ajuda a deixar as camadas superiores da pele mais permeáveis, auxiliando na absorção do minoxidil, segundo Novick.
No entanto, não devem ser manipulados juntos, em um mesmo frasco, porque um interfere quimicamente no outro. E devem ser usados em horários diferentes.
No Brasil, uma das alternativas ao minoxidil é o tônico Avicis, do Laboratório Galderma, que tem como princípio ativo o 17-alpha-estradiol, que bloqueia a DHT (dihydrotestosterona), um hormônio que encolhe os folículos capilares. Ele pode ser aplicado duas vezes por dia.

Só para concluir esse post, o meu Minoxidil é o Regaine, comprado em farmácia, ele custa para mim, aqui na Suíça, 49 Francos, o que não é nada barato. Uma vez irei perguntar na farmácia se existe uma forma de manipular, embora eu nem sei se aqui na Suíça existe isso de manipulação de remédios, mas não custa perguntar.

About these ads

28 Respostas para “Minoxidil…faz mesmo nascer novos cabelos????”

  1. Nath 5 de agosto de 2011 às 9:55 PM #

    sim mais o minoxidil 5% o outro é muito fraquinho.

    • renatascott 4 de setembro de 2011 às 1:37 PM #

      Oi Nath, obrigada por seu comentário! Bom, no meu caso funcionou a solução de 2% muito bem, inclusive eu tinha poucos cabelos frontais com faltas, mas consegui recuperar bastante cabelo nessa área com a solução de 2%. Agora vou experimentar a solução de 5% para ver se ainda é possível crescer mais cabelos… Abraços!!!

      • Licia 29 de setembro de 2011 às 4:50 PM #

        Estou usando o regaine extra strength 5%, estou quase no final do primeiro frasco. Ja notei uma diminuicao na queda, porem ainda cai muito, mais me parece que o tratamento tem que ser de mais ou menos 3 meses. Quanto ao nascomento de fios, ainda nao notei diferenca na parte frontal, onde a queda de cabelo foi bem visivel. Eu tinha muito cabelo, mais com a ideia de usar extension por muitos anos, acabei c mei cabelo e a quantidade de fios diminuiu significativamente. Estou tomando umas capsulas que dizem que e bom para queda chamada MERZ SPEZIAL DRAGEES tambem a 1 mes, e ainda nao vi resultao no meu caso.

      • renatascott 29 de setembro de 2011 às 8:38 PM #

        Oi Licia, primeiramente muito obrigada por seu comentário, bom, primeiramente em um mês ainda não é tempo suficiente para diagnosticar e dizer se terá efeitos positivos ou não. O tratamento leva de 3 a 6 meses para dar resultados e deve ser levado muito à sério, sem falhas. É importante dizer também que além das vitaminas e produtos químicos também é necessário bons produtos para os cabelos, apropriados para seu tipo de cabelo, muitas hidratações, enfim. E também a alimentação conta muito para a saúde dos cabelos. Quanto as capsulas que você tem tomando eu não as conheço, eu tomo Pantogar e para mim funciona muito bem.
        Bom, o importante é que você tenha paciência e persistência para continuar seu tratamento, não desista e leve a sério o tratamento e você verá lindos novos cabelos! Um abraço e boa sorte!

    • marilia de lourdes faria costa 16 de janeiro de 2013 às 3:54 AM #

      Tenho alopecia genetica e o meu dermatologista me passou minoxidil 5%, comecei a usar mas ainda nao tenho resultado, dissem que o pantogar tambem e muito bom!

      • renatascott 29 de março de 2013 às 12:49 AM #
      • renatascott 29 de março de 2013 às 12:49 AM #

        Oi Marilia, primeiramente obrigada por seu comentário no blog!! Sim, o Pantogar também é bom, mas é somente um complexo vitamínico, enquanto que o Minoxidil é um remédio que força o crescimento dos cabelos. Aconselho a usar os dois ao mesmo tempo e aguardar o resultado, que pode começar a aparecer em 2 meses. Para mais informações, sugestões ou críticas não hesite em contactar-me! Abraços e boa sorte!!!

      • renatascott 29 de março de 2013 às 12:54 AM #

        Oi Marilia, obrigada por seu comentário no blog! Sim, realmente o Pantogar é muito bom mas é um complemento vitamínico enquanto que o Minoxidil é um remédio que força o crescimento dos cabelos. Eu aconselharia a usar os dois e aguardar o resultado, que aparece depois de 2 a 3 meses. Para mais informações e sugestões continue seguindo o blog! Mais uma vez muuuuuito obrigada!!!! Abraços e boa sorte!

      • Mara Silva 6 de maio de 2013 às 10:30 PM #

        Querida, vá a um Dermatologista, pois a queda de cabelos, podem ser de diversas causas. Só verá algum resultado, após fazer exames de sangue, ai sim o médico, terá um caminho para fazer-lhe um tratamento personalizado. Não gaste dinheiro, tomando o que vê na Internet, ou lhe indicam. Eu tenho este problema, e a dermatologista receitou um tratamento muito bom, mas indicado para o meu caso.
        Corra vá ao médico, sinão vai ficar careca!
        Sucessos!!!

      • renatascott 22 de setembro de 2013 às 2:30 PM #

        Olá Mara, primeiramente muito obrigada por sua participação no Blog! A minha queda de cabelos já está controlada com remédios, complexos vitamínicos e muito, muito cuidado e hidratação dos cabelos. Muito obriigada pelas dicas e continue conosco no Blog! Abraços!!!

      • Mara Silva 6 de maio de 2013 às 11:09 PM #

        É cedo, mas vai fazer efeito. Continue tratando com seu médico.
        Alopecia genética, vai caindo aos pouquinhos até chegar um ponto terrível ao vê a queda rápida demais. Se não tratar direito vai ficar careca. Se não gostar do tratamento do seu médico, troque e vá a outro. Primeiro o médico consciente vai passar exames de sangue.
        Após os resultados, ai sim ele terá um caminho certo, para receitar
        um tratamento de acordo com as suas necessidades.
        Queda de cabelos Alopécia Genética, se não tratada, fica careca sim.
        Os tratamentos são vários, mas dependendo do caso de cada um.
        Boa sorte!

      • renatascott 22 de setembro de 2013 às 2:30 PM #

        Olá Mara, primeiramente muito obrigada por sua participação no Blog! A minha queda de cabelos já está controlada com remédios, complexos vitamínicos e muito, muito cuidado e hidratação dos cabelos. Muito obriigada pelas dicas e continue conosco no Blog! Abraços!!!

  2. Fernanda 24 de maio de 2012 às 9:24 PM #

    Boa tarde Renata,
    Tenho uma dúvida, estou tomando o Pantogar já faz 3 meses, e meu cabelo ainda caí muito na hora do banho. Gostaria de experimentar o Minoxidill, será que posso fazer uso dos 2 medicamentos?
    Por quanto tempo você tomou o Pantogar e fez uso do Minoxidill??

    Abraços
    Fernanda

    • renatascott 10 de novembro de 2012 às 4:33 PM #

      Oi Fernanda, primeiramente obrigada pela sua participação no blog! Sim, é possível fazer uso dos dois produtos já que o Pantogar é somente um complemento vitamínico. O Minoxidil é um remédio realmente e para saber se você pode usá-lo seria bom consultar primeiro seu médico. Como queda de cabelos pode ter diferentes fatores, pode ser que o seu caso não é somente carência vitamínica, mas algo mais… Eu tomo o Pantogar e uso o Minoxidil até hoje, já fazem mais ou nenos dois anos… Espero ter respondido suas perguntas e para mais informações ou perguntas, por favor, não hesite en escrever-me. Um forte abraço e boa sorte!!!!

  3. Nayara 12 de julho de 2012 às 3:42 AM #

    Jja usei o a 2% durante 3 meses e senti melhora significativa em meus cabelos alem de nascer novos fios ele parou de cair e cresceu muito ,so que o problema e que mudei recentemente para a 5% e meu cabelo esta caindo de mais ele ficou ralo e pouco depois que comecei o uso não sei o que devo fazer

    • renatascott 10 de novembro de 2012 às 5:04 PM #

      Oi Nayara, tudo bom? Muito obrigada por seu comentário no blog! Há quanto tempo você usa a concentração de 5%? Na verdade a concentração de 5% é feita especialmente para homens ou para casos sérios de perda capilar. Por que você não continuou o tratamento com a solução de 2%? O que deve estar acontecendo é que nos primeiros 3 meses de uso do produto o cabelo “antigo” cai, dando lugar aos “novos” fios que chegam. Por isso essa queda exagerada. Mas o que eu faria era voltar para a concentração de 2% que é indicada para mulheres… espero ter respondido sua pergunta, para mais informações não deixe de contactar-me! Um forte abraço e boa sorte!!!

      • ARTUR 15 de janeiro de 2013 às 5:12 AM #

        BOA NOITE RENATA, TENHO 26 ANOS E MINHA CALVICE É BEM ACENTUADA, FUTURAMENTE TEHO INTENÇÃO DE FAZER UM TRANSPLANTE CAPILAR, MAS AGORA DE IMEDIATO TU ACHAS QUE ADIANTARIA USAR A SOLUÇÃO MINOXIDIL QUL VC ME INDICARIA A DE 2% OU 5%?
        OBRIGADO

      • renatascott 27 de março de 2013 às 1:38 AM #

        Oi Artur, obrigada por seu comentário! Tudo depende de quanto cabelo você perdeu realmente, mas eu usaria no seu caso a solução de 5%. Não se esqueça de usar 2x por dia. Claro que não deves acreditar que os cabelos crescem de hoje para amanhã, mas creio que você ganhará com o tempo novos fiozinhos…agora o implante é claro que será a melhor solução para uma calvície grave. Para mais informações e sugestões não hesite em contactar-me! E continue nos seguindo no blog! Mais uma vez muuuuuito obrigada!!!! Abraços!

      • ARTUR 15 de janeiro de 2013 às 5:15 AM #

        MUITO OBRIGADO

  4. Simone 23 de maio de 2013 às 7:27 PM #

    ola a todas.. gostei muito do site.
    Aproveito para deixar a minha experiência. Depois de um 2º parto teve uma queda de cabelo horrível perdi mais de 80% do cabelo. Comecei o tratamento com minoxidil 5% 2x e espironolactona. só ao fim de 2,5 meses é que a queda diminuiu.Mas comecei a ter aumento dos pelos faciais … muitos.. Resolvi passar para uma aplicação por dia, durante 2 meses ficou tudo bem. Mas passado esse tempo a queda regressou e em larga escala, os pc que estavam a nascer tb estao a cair. Voltei a aplicar 2x ao dia o minox mas nao sei quando isto vai acabar.
    o Dermatologista quer que pare o minoxidil mas tenho medo.. e nao o vou fazer.
    Espero ter melhores dias.
    obrigado

    as melhoras…

    • renatascott 22 de setembro de 2013 às 2:04 PM #

      Olá Simone, primeiramente obrigada por sua participação no Blog! Pois é, esse é um dos efeitos do Minoxidil, crescer pêlos faciais e pelo corpo, isso acontece também comigo, minha sorte é que tenho praticamente nenhum pêlo no corpo, por isso o Minoxidil não faz crescer, no meu caso, tão muitos pêlos mais. E a outra reação do Minoxidil é fazer os cabelos caírem com mais intensidade quando interrompido o tratamento, por isso se diz que quem usa Minoxidil deve usá-lo por toda a vida ( é um tratamento sem fim). O importante é não mudar sempre a dose, se usas 2x ao dia, permaneça assim e não aumente ou diminua a dose porque vai causar queda. E se parar o tratamento os cabelos voltam ao estado inicial do tratamento. Espero ter ajudado e para mais informações e dicas continue visitando o Blog!!! Um abraço e boa sorte!!

  5. Mirian 9 de junho de 2013 às 6:42 AM #

    Oi! Adorei seu blog, vc é um amor de simpatia. Estou usando minoxidil 5% , só que estou querendo relaxar o cabelo pois eles sao bem carapinha. Será q tem algum problema? Um bj.

    • renatascott 22 de setembro de 2013 às 1:45 PM #

      Olá Mirian, primeiramente muito obrigada por seu carinho e atenção com o Blog, fico muito contente que o Blog agrade tantas pessoas! Olha Mirian, eu uso o Monoxidil e faço relaxamento e não tenho nenhum problema, penso que voçê também pode usar os dois sem problemas. O problema é só se seus cabelos estiverem muito fracos e quebradiços, aí você terá problemas de queda, o melhor é sempre anzes de relaxar, fazer bastante hidratações e deixar os cabelos preparados para a química. Espero ter respondido a sua pergunta. Para mais informações ou questões não hesite em contactar-me. Um forte abraço e boa sorte!

  6. Juninho 16 de agosto de 2013 às 10:20 PM #

    Eu tenho 18 e tenho cara de 15 anos , tenho poucos cabelos pelo corpo ,posso tomar minoxidil ? vai fazer nascer os pelos que tão faltando em mim ? barba ? cabelo na perna , axilila ? espero respostas

    • renatascott 22 de setembro de 2013 às 1:35 PM #

      Oi Juninho, primeiramente muito obrigada por sua participação no Blog. Olha Juninho, com relação aos pêlos no corpo não creio que o Monoxidil faça efeito, na verdade pêlo no corpo é um assunto hormonal, alguns têm mais, outros menos, procure um médico especialista, ele irá lhe auxiliar neste caso. Novamente muito obrigada por sua participação no Blog, um abraço e boa sorte!

  7. Januario jose viana 19 de setembro de 2013 às 4:46 PM #

    Bom Dia Renata! Fazem 2 (dois) dias que comecei sob orientação de um Dermatologista Minoxidil 5% e finasterida, como pesquiso muito na Internet, sobe o Minoxidil e outros, por acaso, encontrei seu Blog, e ele é muito bom, porém, o que me fascina é a sua gentileza em responder as perguntas das pessoas em seu próprio site. Parabéns por ele.Abraços

    • renatascott 22 de setembro de 2013 às 1:31 PM #

      Olá Januário, primeiramente muito obrigada por seu carinho e atenção com o Blog, fico muito feliz que o Blog é tão muito visitado e que as pessoas gostem das dicas! Infelizmente os últimos 2 anos não tenho tido tempo para escrever mais, mas assim que posso procuro ler e responder as mensagens. Mais uma vez muito obrigada por sua participação no Blog, se precisar não hesite em contactar-me e muito boa sorte com seus cabelos!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Os números de 2010 do site! « Blog da Belezza - 6 de janeiro de 2011

    [...] Minoxidil…faz mesmo nascer novos cabelos???? agosto, 2010 4 [...]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 34 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: